segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sobre o bombardino

Aposto que todos estão se perguntando por que o nosso blog tem esse nome. “Bombardino”. Pra quem não sabe, o bombardino é um instrumento musical da família dos metais; este retratado aí ao lado direito, na ilustração.

E por que este nome, que logo de cara remete apenas à música, sendo que este blog é um espaço para todos nós, alunos do curso de música, moda, artes e relações internacionais?

Bem, tudo começou em 2007, quando o Teatro Escola Célia Helena fez uma parceria com a FASM, para a montagem da peça “Esta Noite Improvisaremos”, de Luigi Pirandello. Os alunos do teatro escola precisavam de ajuda para compor e executar os arranjos da peça em questão. Alguns alunos de música, então, entraram no projeto e tinham o apoio da faculdade para eventuais empréstimos de equipamento ou instrumento que precisassem para este espetáculo. Um dos instrumentos emprestados pela faculdade era um bombardino, que estava sendo usado em todos os ensaios. Em um infeliz episódio, um dos alunos que fazia parte do conjunto musical do teatro, transportando os instrumentos, julgou que o estojo do bombardino estivesse fechado, e o segurou pela alça. O estojo estava aberto, e o instrumento caiu e amassou todo. Como o empréstimo foi feito em nome dos alunos, obviamente a faculdade cobrou o conserto do instrumento – que, diga-se de passagem, não ficou barato.

Os alunos, então, sensibilizados com a história, resolveram ajudar. Assim foi criado “O Bombardino”, uma publicação impressa feita exclusivamente pelos alunos de música do curso da FASM, organizado pelo Centro Acadêmico. O custo de impressão era pago pela faculdade, assim ele poderia contar com contribuições simbólicas dos leitores, que ajudariam nos custos do conserto do bombardino (instrumento, e não publicação! haha).

Este jornal, além de ter esta função de “ajuda de custo”, foi extremamente importante como veículo de comunicação entre os alunos. Era um espaço aberto para todos escreverem sobre o curso, sobre música, artes, assuntos em geral, divulgar seus shows, exposições, etc; e também um meio de todos os alunos de todos os cursos saberem o que estava rolando.

Acontece que pouco antes de sua terceira edição sair, um episódio polêmico e ultrajante tomou conta da faculdade, envolvendo alunos, professores e funcionários. Como o assunto (que num próximo post explicarei mais detalhadamente) paralisou toda a FASM e foi veiculado inclusive em jornais como a Folha de São Paulo, nós alunos acreditamos então que era necessário comentá-lo na nossa própria publicação, inclusive para que todos soubessem do andamento dele. Porém, quando a edição ficou pronta e só estava esperando o “ok” da direção para ser impressa, ela foi CENSURADA.

Sim, num país de livre imprensa, numa faculdade de artes, o jornal foi censurado, e o apoio financeiro do jornal foi cortado. Assim, os alunos fizeram sua impressão do mesmo jeito, com a ajuda que cada aluno pudesse fornecer.

Infelizmente, o Centro Acadêmico de música de 2008 não deu continuidade à publicação.

Felizmente, o Centro Acadêmico atual reconhece a importância deste espaço e está cuidando para que o blog “O Bombardino” cumpra a mesma função do seu extinto pai, impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário